infra
SUPORTE ERP

Atuamos na área de sistemas ERP com projetos de implantação, suporte, customização, adequação dos sistemas com melhores práticas, transferindo conhecimento e praticando a evolução constante da informação.

 

O que é DIRF?

  •  O que é DIRF?

Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte - Dirf é a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil:

  1. o valor do imposto de renda e/ou contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários;
  2. o pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior, ainda que não tenha havido a retenção do imposto, inclusive nos casos de isenção ou alíquota zero;
  3. os rendimentos isentos e não-tributáveis de beneficiários pessoas físicas e jurídicas domiciliadas no País;
  4. os pagamentos a plano de assistência à saúde – coletivo empresarial;
  •  DIRF 2012 - Ano-calendário de 2011 - Estratégia de liberação

De acordo com o Art. 8° do Cap. IV da Instituição Normativa RFB n° 1.216, de 15 de dezembro de 2011, a DIRF 2012, ano-calendário 2011, deve ser entregue até o dia 29 de fevereiro de 2012 às 23h59min59s (vinte e três horas, cinquenta e nove minutos), horário de Brasília.

A Receita Federal efetuou alterações e exigências, ampliando a complexidade do processo.

Ainda temos neste ano-calendário 2011, a necessidade de novamente ratear os valores de Assistência Médica ocorridos no inicio do ano calendário.

Existem modificações sistêmicas que visam contemplar a Instituição Normativa RFB n° 1.215, de 15 de dezembro de 2011, relativa ao Comprovante de Rendimentos, principalmente no tocante aos Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA).

  •  Contextualização referente à Assistência Médica e tratamentos no Protheus ®

Até 2010 utilizávamos o controle de Assistência Médica denominado Plano 0 e nele havia o vínculo entre o cadastro de funcionários (SRA) e os parâmetros 22 e/ou 58, contemplando a regra de cálculo para percentual do plano ou faixa salarial.

Para atender às solicitações da Receita Federal na DIRF2010 implementamos o Plano 1 que vincula, no cadastro de dependentes, a Assist. Medica e, além disso, liberamos o controle para a Assist.Odontológica.

Agora no final de 2011 foi reformulada a parte de Plano de Saúde denominado Plano2 criando um cadastro e controle próprio para os Planos de Saúde, isolando cálculos e relatórios. Foram disponibilizados compatibilizadores que automatizam toda a parte cadastral já efetuada no Plano1 e que será migrada automaticamente para o Plano2. Liberamos também melhorias que abrangem os novos tipos de descontos para cálculo de Assistência Medica e Odontológica, controle para Reembolsos e Coparticipação.

Para esta próxima DIRF2012, ano-calendário 2011 é obrigatório utilizar a reformulação Plano2.

  •  Liberações de Pacotes de Atualização

Com o objetivo de facilitar o desenvolvimento interno e otimizar as atualizações sistêmicas para os clientes da marca Protheus®, a TOTVS adotou a estratégia de dividir a entrega desta atualização anual, em 3 (três) fases, a seguir relacionadas.

DIRF Fase 1 – Liberada em Novembro/2011:

Este pacote contém a Reestruturação dos Cadastros e Cálculos dos Planos de Saúde, sendo:

  • Disponibilização do cadastro de Planos de Saúde dos funcionários e de seus dependentes/agregados, com as informações de ambos, centralizadas em um único processo denominado Plano Ativo.
  • Inclusão de cadastro com histórico de alterações.
  • Disponibilização de duas novas opções de Cálculo Valor Fixo por: Beneficiário e por % de Salário, viabilizando atender as diversas formas de cálculo de desconto dos Planos de Saúde.
  • Disponibilização de lançamentos de Coparticipação e Reembolso para Desconto/Pagamento dos funcionários e seu envio para a DIRF.
  • Realização do Cálculo da Assistência Médica/Odontológica de forma independente, integrada ao Cálculo da Folha para o devido desconto do funcionário.

DIRF Fase 2 – Previsão para liberação em 27 de Janeiro de 2012:

Neste pacote, contempla-se o rateio da Assistência Médica Plano 0 e geração de informações para as novas tabelas de Histórico Acumulado do Plano de Saúde (RHS) e histórico de coparticipação e reembolso (RHP).

O fonte GRVAMORHS é um RDmake que permite qualquer tipo de customização necessária e ainda o reaproveitamento das customizações do ano anterior.

Vale lembrar que a rotina Rateio alimenta uma tabela (SRDSRHee) tipo dbf a ser gravada no system. Havendo a necessidade de qualquer tipo de customização, esta deverá refletir-se nesta tabela.

No segundo momento, ao alimentarmos a tabela Histórico de Cálculo de Planos de Saúde (RHS) e Histórico de Coparticipação e Reembolso (RHP), todos os dados contidos na tabela dbf serão levados para as respectivas tabelas, considerando assim qualquer customização aplicada nos rateios.

Essas tabelas de acumulados serão utilizadas posteriormente e permanentemente a partir deste ano-calendário para geração das informações dos Planos de Saúde para DIRF.

  •  Importante

Atenção a Fase 2 onde explicamos os conceitos de rateio utilizados e a abrangência desta rotina.

DIRF Fase 3 – Previsão de liberação em 03 de fevereiro de 2012:

Esta disponibilização contempla a atualização do layout do arquivo em formato txt, enviado ao Programa Gerador da Declaração DIRF 2011 (PGD), além de adequações no Informe de Rendimentos referente aos Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA).

 
 
Gestão Dinâmica© 2014 - Todos os direitos reservados. Não duplicar de nenhuma forma - Termos de privacidade